Arquitetura: tendências para 2026
Há 40 anos no mercado, arquiteta Dorys Daher elenca pontos importantes no setor
Uma combinação de elegância, funcionalidade e originalidade. Essa é a tendência de arquitetura e interiores para 2026 e que certamente vão nortear projetos - tanto residenciais como comerciais - moldando conceitos conforme as necessidades dos clientes, segundo a arquiteta Dorys Daher, que está à frente do Escritório DG Arquitetura (www.dgarquitetura.com.br), localizado em Ipanema, no Rio de Janeiro.
Para tanto, os projetos tendem a observar princípios bem definidos, em particular, de funcionalidade. Na questão dos materiais e paletas, por exemplo, destacam-se a madeira, pedras, fibras orgânicas e cerâmicas coloridas - que estarão em alta - conferindo calor e autenticidade aos ambientes.
"Entre as cores, as terrosas aparecem em evidência, com tons como terracota, bege, areia e creme, capazes de criar atmosferas acolhedoras e sofisticadas. Paletas neutras como o branco, o cinza e o preto continuam sendo usadas, mas com um toque de personalidade e expressão própria dos desejos dos clientes", diz Dorys Daher, profissional com quatro décadas de experiência
Há uma forte tendência também no desenvolvimento de projetos seguindo o Design Biofílico, que propõe uma reconecção das pessoas com a natureza em ambientes construídos, integrando elementos naturais (plantas, água, luz, materiais orgânicos, vistas) para promover bem-estar físico, mental e emocional, reduzindo o estresse e aumentando a produtividade. A base vem da teoria da Biofilia, de destaca o amor à vida e aos sistemas vivos.
Outra tendência e a chamada "tecnologia invisível", com sistemas automatizados e inteligentes cada vez mais incorporados de forma discreta e integrada aos projetos. Além disso, o vidro está sendo usado para criar espaços mais amplos e iluminados, com uso de espelhos e iluminação natural.
"No mais, a sustentabilidade é uma prioridade, com uso de materiais recicláveis e práticas ecológicas, estabelecendo a desejada combinação de elegância, funcionalidade e originalidade, criando espaços bonitos e funcionais", conclui a arquiteta.
Fotos: Divulgação
Linhas funcionais, uso do vidro e material sustentável estão entre as tendências do setor
Linhas funcionais, uso do vidro e material sustentável estão entre as tendências do setor
Dorys Daher comanda o Escritório DG Arquitetura, com sede no Rio de Janeiro

.jpg)